Deadline para Posters: 11 OUTUBRO
I SIBS - 14 a 16 Outubro 2013
PROGRAMA CIENTÍFICO
DIA 14
11h – Sessão de Posters em Bromatologia, Farmácia
e Saúde Pública
13h - Conferencia
Novas tendências e percepções sobre risco e gestão de risco
Coordenação:
Conferencista: Silvio Valle - Fiocruz
14:45h –
Conferencia
Vigilância Sanitária: Histórico, Óbices e Perspectivas
Coordenação: Lucio Mendes Cabral - Diretor da FF/UFRJ
Conferencista: Luiz Felipe Moreira Lima
DIA 15
9h – 12h
Curso de
Extensão
Introdução à Gestão da Segurança de Alimentos: implementação da ISO22000
Vanessa Cantanhede e Juliane Dias Gonçalves -
FlavorFood
13h - Conferencia
Identidade e
Legislação em Produtos Naturais e Fito-Suplementos
(a confirmar)
14:45h – Conferencia
Desafios e Limitações das Ciências de Alimentos no cotidiano da Fiscalização Sanitária
Pedro Paulo Chrispim – Vigilância Estadual RJ
Pedro Paulo Chrispim – Vigilância Estadual RJ
16:30 - Conferência
Prazo de Validade: fetiche do número e número do fetiche
Luiz Eduardo R. de Carvalho - FF/UFRJ
Luiz Eduardo R. de Carvalho - FF/UFRJ
DIA 16 Outubro
9h - 12h
Curso de
Extensão (EaD) “Ciências de Alimentos aplicadas à Gastronomia”
(aula
inaugural presencial)
13h - Mesa Redonda – Reflexões sobre o Dia Mundial da Alimentação
Sustentabilidade, Segurança Alimentar e Nutrição
(a confirmar)
14h - Workshop sobre Alternativas e Estratégias de
Educação Tutorial na formação de Recursos Humanos em Nutrição e Engenharia de
Alimentos
Coordenação: Pablo Fica Piras - UEFS
Expositores: Luciano Alonso UFRRJ/Vice-Presidente da SBrET
Expositores: Luciano Alonso UFRRJ/Vice-Presidente da SBrET
Otto Correa Rotunno Filho – Tutor Eng. Civil/Hidráulica UFRJ
Brayan Viegas Seixas – Farmanguinhos/Fiocruz
Luciano Alonso – Tutor de Medicina Veterinária – UFRRJ
Thelma de Barros Machado – Tutora Grupo PET Conexões Farmácia Viva – UFF
Ednilton Tavares de Andrade – Tutor Engenharia Agrícola e Meio Ambiente – UFF Ismael da Silva Soares – Professor Escola Politécnica – UFRJ
Odilon Barbora de Brito - CAFAR/UFRJ
Mônica Maria Torres de Alencar – Tutora Serviço Social – UERJ
Lérida Maria Lago Povoleri – Tutora Economia – UFF
Luis Paulo Vieira Braga – Geologia/UFRJ e Diretor da SBrET
Brayan Viegas Seixas – Farmanguinhos/Fiocruz
Luciano Alonso – Tutor de Medicina Veterinária – UFRRJ
Thelma de Barros Machado – Tutora Grupo PET Conexões Farmácia Viva – UFF
Ednilton Tavares de Andrade – Tutor Engenharia Agrícola e Meio Ambiente – UFF Ismael da Silva Soares – Professor Escola Politécnica – UFRJ
Odilon Barbora de Brito - CAFAR/UFRJ
Mônica Maria Torres de Alencar – Tutora Serviço Social – UERJ
Lérida Maria Lago Povoleri – Tutora Economia – UFF
Luis Paulo Vieira Braga – Geologia/UFRJ e Diretor da SBrET
16h – Encerramento dos trabalhos e Entrega
dos Certificados de Participação
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Mini-Curso sobre Nanotecnologia e Regulação em Alimentos
Mini-Curso sobre Nanotecnologia e Regulação em Alimentos
(este curso ocorrerá pós-Simpósio, na Modalidade EaD). Mais informações, em breve.
Jaydee
Hanson – Center for Food Safety –
Washington (Policy
Director) International Center for
Technology Assessment
Paulo Martins - Renanosoma
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MINI-CURSO
Gestão da Segurança de Alimentos:
como implementar a ISO2200
Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos, Requisitos documentais; Controle de documentos;
Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos, Requisitos documentais; Controle de documentos;
Controle de registros; Responsabilidade da direção; Comprometimento da alta direção; Política da Segurança de Alimentos; Planejamento do SGSA; Responsabilidade e autoridade; Papel do Coordenador da Equipe de Segurança dos Alimentos; Comunicação externa e interna; Prontidão e resposta emergencial; Gestão de Recursos; Recursos humanos; Infraestrutura; Ambiente de trabalho; Planejamento e Realização de Produtos Seguros; Programa de Pré-requisitos; Etapas preliminares ao APPCC; APPCC segundo a ISO22000; Plano de verificação; Rastreabilidade; Correções e ações corretivas; Gestão do produto poten-cialmente inseguro; Recolhimento de alimentos; Validação, Verificação e Melhoria do SGSA; Validação de medidas de controle; Calibração de equipamentos e instrumentos de medição; Auditoria interna; Análise dos resultados de verificação; Avaliação dos resultados de verificação; Atualização e Melhoria continua
Professoras: Vanessa Cantanhede & Juliane Dias
Professoras: Vanessa Cantanhede & Juliane Dias
Coordenação:Flavor Food Consulting
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PÚBLICO ALVO &
INSCRIÇÕES
O I SIBS é destinado, principalmente, à comunidade
acadêmica atuante em Bromatologia, Farmácia ou Saúde Pública, bem como a outros
profissionais e estudantes - mas também consumidores em geral - que
desejem ampliar, consolidar ou partilhar seus conhecimentos e vivencias nessas
áreas do saber.
Valor das
Inscrições
Preços Promocionais (50%
desconto) até 30 Setembro
Inscrição no Simpósio
R$ 60
para profissionais e R$ 30 para estudantes de graduação
Inscrição no Mini-Curso Segurança de Alimentos
(exclusivo para inscritos no I SIBS)
(exclusivo para inscritos no I SIBS)
R$ 20
para profissionais e estudantes (a somar à inscrição no SIBS)
Preços após 30 Setembro
Inscrição no Simpósio
R$ 120
para profissionais e R$ 60 para estudantes de graduação
Inscrição no Mini-Curso
R$ 40
para profissionais ou estudantes
Orientações para
Pagamento das Inscrições
O
pagamento das inscrições deve ser feito na “boca do caixa” de agências do Banco
do Brasil.
Depositar
na Conta-Corrente: 957.333-X (Código
Identificador: 15.843-7)
Agencia 2234-9
Agencia 2234-9
(informando
instituição de origem e nome completo para o Certificado)
Inscrição no Curso EaD sobre Ciências de Alimentos em Gastronomia
(o curso é gratuito, com módulos via internet que irão de outubro/2013 até fevereiro/2014)
Mais informações em: http://nutricaocontemporanea.blogspot.com.br/
Mais informações em: http://nutricaocontemporanea.blogspot.com.br/
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NOTA: O nome do arquivo deve ser encaminhado conforme as instruções a seguir: [CARTAZ / ORAL] - [número da área de foco] - [nome do autor que irá apresentar] - [titulo breve].doc
Não deverão ser utilizados os caracteres "." (ponto), ";" (ponto e vírgula), "()" (parenteses) ou "[]" (colchetes) no nome do arquivo.
Normas para o preparo do Painel:
a) Tamanho do painel: largura – 90 cm; altura de 1,10 cm;
b) O texto do painel deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 1 metro;
c) Os posters em Bromatologia, Farmácia e Saúde Pública serão apresentados na manhã do dia 14 de Outubro, no hall da Biblioteca Central do CCS. E os posters sobre “Educação Tutorial em Alimentos e Nutrição” serão apresentados na manhã do dia 16 de Outubro.
d) A data programada para apresentação do painel não poderá ser alterada pelo autor;
e) Os painéis ficarão expostos para visitação a partir das 10:00 horas no dia 14 de Outubro.A apresentação/avaliação terá duração de 15 minutos, nos horários previamente marcados.
f) Os painéis serão fixados no dia 14 de Outubro de 2013, a partir das 9:00 horas.
g) O apresentador deverá comparecer ao local de apresentação 20 minutos antes do início da Sessão;
h) Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento;
i) É obrigatório que o título do painel seja igual ao do trabalho submetido;
j) Durante a exposição haverá a avaliação dos trabalhos por profissionais da área;
k) No painel deve constar: título, nome dos autores, Departamento/instituição dos autores, cidade/Estado, dados da pesquisa e agência de fomento (quando for o caso);
l) Os dados do painel devem estar organizados de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas, e utilizar os recursos disponíveis para despertar o interesse do público (preferência a gráficos, fotos, tabelas, figuras e esquemas).
TEMÁTICAS DO SIMPÓSIO
Os subtemas abordados nestas atividades de Bromatologia & Saúde incluem, dentre outros:
Alimentos Funcionais e Nutracêuticos
Fito-suplementos
Alimentos para Dietas Especiais
Regulação de Alimentos Infantis
Mídia, Alimentação Saudável e Obesidade
Regulação e Riscos de Transgênicos
Regulação e Riscos de Nanotecnologia em Alimentos
Convergencias em Biotecnologia e Nanotecnologia
Higiene e Controle de Riscos na Industria de Alimentos
Políticas e Ações da ANVISA
INSCRIÇÃO DE TRABALHOS – Comunicações Científicas
Chamada de resumos
DEADLINE: 11 de Outubro de 2013
Os resumos podem ser enviados em inglês ou português, e apresentados sob a forma de pôster, podendo conter até 6 autores (incluindo co-autor, orientador e outros). Cada inscrição no I Simpósio dará direito ao envio de até 02 trabalhos.
O arquivo do resumo deve ser MS-Word com o nome seguinte: [POSTER ou ORAL] - [número da área de foco] - [nome do autor que apresentará] - [titulo] doc. Exemplo: POSTER - 4 - Soares, Aderbal Levi – Desenvolvimento e Avaliação Sensorial de uma Bebida Funcional à base de Soja.doc
Áreas Temáticas dos Trabalhos
· 1. Alimentos para Dietas Especiais
· 2. Propriedades Nutricionais de Frutas (PNF)
· 3. Desenvolvimento de Novos Produtos a partir de Frutas (DPF)
· 4. Desenvolvimento de Produtos Nutracêuticos (DPN)
· 5. Fito-suplementos
· 6. Alimentos Funcionais
· 7. Processos Biotecnológicos para o Desenvolvimento de Flavors e Pigmentos (PBFP)
· 8. Etnofarmacologia e Farmacognosia (EF)
· 9. Compostos Bioativos e Métodos analíticos (CBMA)
· 10. Aditivos alimentares e Coadjuvantes Tecnológicos
· 11. Contaminantes Alimentares
· 12. Toxi-infecções Alimentares
· 13. Rotulagem de Alimentos
· 14. Ciência e tecnologia dos Alimentos (CTA)
· 15. Saúde Coletiva
· 16. Políticas de Alimentação e Nutrição (PAN)
· 17. Legislação e Vigilância Sanitária (VISA)
· 18. Regulação de Alimentos e Suplementos
· 19. Epidemiologia e Risco em Alimentação
· 20. Propaganda e Regulação de Alimentos Infantis
· 21. Metodologias e Experimentos sobre Educação Tutorial em Alimentos e Nutrição
Orientação para submissão de resumos:
Os resumos devem ser enviados através da Internet, para o endereço:
Os resumos não devem ultrapassar 600 palavras e devem obedecer os seguintes quesitos:
· Utilize folha tamanho A4.
· Margem: superior 2,5 cm; inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm, direita 2,5 cm (2,5 cm = 0,984 ")
· Use tamanho de letra 12.
· Sublinhar o apresentador.
· Título do resumo, 'Palavras-chave' e 'resumo' deve ser digitado em negrito.
Não deverão ser utilizados os caracteres "." (ponto), ";" (ponto e vírgula), "()" (parenteses) ou "[]" (colchetes) no nome do arquivo.
Normas para o preparo do Painel:
a) Tamanho do painel: largura – 90 cm; altura de 1,10 cm;
b) O texto do painel deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 1 metro;
c) Os posters em Bromatologia, Farmácia e Saúde Pública serão apresentados na manhã do dia 14 de Outubro, no hall da Biblioteca Central do CCS. E os posters sobre “Educação Tutorial em Alimentos e Nutrição” serão apresentados na manhã do dia 16 de Outubro.
d) A data programada para apresentação do painel não poderá ser alterada pelo autor;
e) Os painéis ficarão expostos para visitação a partir das 10:00 horas no dia 14 de Outubro.A apresentação/avaliação terá duração de 15 minutos, nos horários previamente marcados.
f) Os painéis serão fixados no dia 14 de Outubro de 2013, a partir das 9:00 horas.
g) O apresentador deverá comparecer ao local de apresentação 20 minutos antes do início da Sessão;
h) Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento;
i) É obrigatório que o título do painel seja igual ao do trabalho submetido;
j) Durante a exposição haverá a avaliação dos trabalhos por profissionais da área;
k) No painel deve constar: título, nome dos autores, Departamento/instituição dos autores, cidade/Estado, dados da pesquisa e agência de fomento (quando for o caso);
l) Os dados do painel devem estar organizados de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas, e utilizar os recursos disponíveis para despertar o interesse do público (preferência a gráficos, fotos, tabelas, figuras e esquemas).
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