quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Deadline para Posters: 11 OUTUBRO



I SIBS   -  14 a 16 Outubro 2013

                                      PROGRAMA CIENTÍFICO 
  
DIA  14
11h  – Sessão de Posters em Bromatologia, Farmácia e Saúde Pública

13h -  Conferencia
Novas tendências e percepções sobre risco e gestão de risco
Coordenação:
Conferencista: Silvio Valle - Fiocruz

14:45h – Conferencia
Vigilância Sanitária: Histórico, Óbices e Perspectivas
Coordenação: Lucio Mendes Cabral - Diretor da FF/UFRJ
Conferencista: Luiz Felipe Moreira Lima



DIA  15
 9h – 12h
Curso de Extensão
Introdução à Gestão da Segurança de Alimentos: implementação da ISO22000
Vanessa Cantanhede e Juliane Dias Gonçalves  - FlavorFood

13h - Conferencia
Identidade e Legislação em Produtos Naturais e Fito-Suplementos
(a confirmar)

14:45h – Conferencia
Desafios e Limitações das Ciências de Alimentos no cotidiano da Fiscalização Sanitária
Pedro Paulo Chrispim – Vigilância Estadual RJ

16:30 - Conferência
Prazo de Validade: fetiche do número e número do fetiche
Luiz Eduardo R. de Carvalho - FF/UFRJ


DIA  16 Outubro

9h - 12h
Curso de Extensão (EaD) “Ciências de Alimentos aplicadas à Gastronomia”
(aula inaugural presencial)

13h - Mesa Redonda – Reflexões sobre o Dia Mundial da Alimentação
Sustentabilidade, Segurança Alimentar e Nutrição
(a confirmar)

14h -  Workshop sobre Alternativas e Estratégias de Educação Tutorial na formação de Recursos Humanos em Nutrição e Engenharia de Alimentos
Coordenação: Pablo Fica Piras - UEFS
Expositores: Luciano Alonso UFRRJ/Vice-Presidente da SBrET
                   Otto Correa Rotunno Filho – Tutor Eng. Civil/Hidráulica UFRJ
                   Brayan Viegas SeixasFarmanguinhos/Fiocruz
                   Luciano AlonsoTutor de Medicina Veterinária – UFRRJ 
                   Thelma de Barros Machado – Tutora Grupo PET Conexões Farmácia VivaUFF
                   Ednilton Tavares de AndradeTutor Engenharia Agrícola e Meio Ambiente – UFF                                     Ismael da Silva Soares – Professor Escola PolitécnicaUFRJ
                   Odilon Barbora de Brito - CAFAR/UFRJ
                   Mônica Maria Torres de Alencar – Tutora Serviço SocialUERJ       
                   Lérida Maria Lago Povoleri – Tutora EconomiaUFF
                   Luis Paulo Vieira Braga – Geologia/UFRJ e Diretor da SBrET

                       
16h – Encerramento dos trabalhos e Entrega dos Certificados de Participação


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Mini-Curso sobre Nanotecnologia e Regulação em Alimentos
(este curso ocorrerá pós-Simpósio, na Modalidade EaD). Mais informações, em breve.

Jaydee Hanson – Center for Food Safety – Washington (Policy Director)  International Center for Technology Assessment
Paulo Martins - Renanosoma

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MINI-CURSO
Gestão da Segurança de Alimentos:
como implementar a ISO2200
Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos, Requisitos documentais; Controle de documentos;
 Controle de registros; Responsabilidade da direção; Comprometimento da alta direção; Política da Segurança de Alimentos; Planejamento do SGSA; Responsabilidade e autoridade; Papel do Coordenador da Equipe de Segurança dos Alimentos; Comunicação externa e interna; Prontidão e resposta emergencial; Gestão de Recursos; Recursos humanos; Infraestrutura; Ambiente de trabalho; Planejamento e Realização de Produtos Seguros; Programa de Pré-requisitos; Etapas preliminares ao APPCC; APPCC segundo a ISO22000; Plano de verificação; Rastreabilidade; Correções e ações corretivas; Gestão do produto poten-cialmente inseguro; Recolhimento de alimentos; Validação, Verificação e Melhoria do SGSA; Validação de medidas de controle; Calibração de equipamentos e instrumentos de medição; Auditoria interna; Análise dos resultados de verificação; Avaliação dos resultados de verificação; Atualização e Melhoria continua

Professoras:  Vanessa Cantanhede & Juliane Dias
Coordenação:Flavor Food Consulting

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PÚBLICO ALVO  &  INSCRIÇÕES


O I SIBS  é destinado, principalmente, à comunidade acadêmica atuante em Bromatologia, Farmácia ou Saúde Pública, bem como a outros profissionais e estudantes  -  mas também consumidores em geral  -  que desejem ampliar, consolidar ou partilhar seus conhecimentos e vivencias nessas áreas do saber.


Valor das Inscrições

Preços Promocionais (50% desconto) até 30 Setembro

Inscrição no Simpósio
R$ 60 para profissionais e R$ 30 para estudantes de graduação

Inscrição no Mini-Curso Segurança de Alimentos
(exclusivo para inscritos no I SIBS)
R$ 20 para profissionais e estudantes (a somar à inscrição no SIBS)



Preços após 30 Setembro

Inscrição no Simpósio
R$ 120 para profissionais e R$ 60 para estudantes de graduação

Inscrição no Mini-Curso
R$ 40 para profissionais ou estudantes



Orientações para Pagamento das Inscrições
O pagamento das inscrições deve ser feito na “boca do caixa” de agências do Banco do Brasil.
Depositar na Conta-Corrente: 957.333-X  (Código Identificador: 15.843-7)                        
Agencia 2234-9
Escanear e enviar cópia do boleto para: sibs@infolink.com.br
(informando instituição de origem e nome completo para o Certificado)


Inscrição no Curso EaD sobre Ciências de Alimentos em Gastronomia
(o curso é gratuito, com módulos via internet que irão de outubro/2013 até fevereiro/2014)
Mais informações em: http://nutricaocontemporanea.blogspot.com.br/


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TEMÁTICAS DO SIMPÓSIO
Os subtemas abordados nestas atividades de Bromatologia & Saúde incluem, dentre outros:

Alimentos Funcionais e Nutracêuticos
Fito-suplementos
Alimentos para Dietas Especiais
Regulação de Alimentos Infantis
Mídia, Alimentação Saudável e Obesidade
Regulação e Riscos de Transgênicos
Regulação e Riscos de Nanotecnologia em Alimentos
Convergencias em Biotecnologia e Nanotecnologia
Higiene e Controle de Riscos na Industria de Alimentos
Políticas e Ações da ANVISA
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INSCRIÇÃO DE TRABALHOS – Comunicações Científicas
Chamada de resumos
DEADLINE: 11 de Outubro de 2013

Os resumos podem ser enviados em inglês ou português, e apresentados sob a forma de pôster, podendo conter até 6 autores (incluindo co-autor, orientador e outros). Cada inscrição no I Simpósio dará direito ao envio de até 02 trabalhos.
O arquivo do resumo deve ser MS-Word com o nome seguinte: [POSTER ou ORAL] - [número da área de foco] - [nome do autor que apresentará] - [titulo] doc. Exemplo: POSTER - 4 - Soares, Aderbal Levi – Desenvolvimento e Avaliação Sensorial de uma Bebida Funcional à base de Soja.doc

Áreas Temáticas dos Trabalhos
·         1. Alimentos para Dietas Especiais
·         2. Propriedades Nutricionais de Frutas (PNF)
·         3. Desenvolvimento de Novos Produtos a partir de Frutas (DPF)
·         4. Desenvolvimento de Produtos Nutracêuticos (DPN)
·         5. Fito-suplementos
·         6. Alimentos Funcionais
·         7. Processos Biotecnológicos para o Desenvolvimento de Flavors e Pigmentos (PBFP)
·         8. Etnofarmacologia e Farmacognosia (EF)
·         9. Compostos Bioativos e Métodos analíticos (CBMA)
·         10. Aditivos alimentares e Coadjuvantes Tecnológicos
·         11. Contaminantes Alimentares
·         12. Toxi-infecções Alimentares
·         13. Rotulagem de Alimentos
·         14. Ciência e tecnologia dos Alimentos (CTA)
·         15. Saúde Coletiva
·         16. Políticas de Alimentação e Nutrição (PAN)
·         17. Legislação e Vigilância Sanitária (VISA)
·         18. Regulação de Alimentos e Suplementos
·         19. Epidemiologia e Risco em Alimentação
·         20. Propaganda e Regulação de Alimentos Infantis
·         21. Metodologias e Experimentos sobre Educação Tutorial em Alimentos e Nutrição
Orientação para submissão de resumos:
Os resumos devem ser enviados através da Internet, para o endereço:


 Os resumos não devem ultrapassar 600 palavras e devem obedecer os seguintes quesitos:
·  Utilize folha tamanho A4.
·  Margem: superior 2,5 cm; inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm, direita 2,5 cm (2,5 cm = 0,984 ")
·  Use tamanho de letra 12.
·  Sublinhar o apresentador.
·  Título do resumo, 'Palavras-chave' e 'resumo' deve ser digitado em negrito.

NOTA: O nome do arquivo deve ser encaminhado conforme as instruções a seguir: [CARTAZ / ORAL] - [número da área de foco] - [nome do autor que irá apresentar] - [titulo breve].doc
Não deverão ser utilizados os caracteres "." (ponto), ";" (ponto e vírgula), "()" (parenteses) ou "[]" (colchetes) no nome do arquivo.

Normas para o preparo do Painel:
a) Tamanho do painel: largura – 90 cm; altura de 1,10 cm;
b) O texto do painel deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 1 metro;
c) Os posters em Bromatologia, Farmácia e Saúde Pública serão apresentados na manhã do dia 14 de Outubro, no hall da Biblioteca Central do CCS. E os posters sobre “Educação Tutorial em Alimentos e Nutrição” serão apresentados na manhã do dia 16 de Outubro.
d) A data programada para apresentação do painel não poderá ser alterada pelo autor;
e) Os painéis ficarão expostos para visitação a partir das 10:00 horas no dia 14 de Outubro.A apresentação/avaliação terá duração de 15 minutos, nos horários previamente marcados.
f) Os painéis serão fixados no dia 14 de Outubro de 2013, a partir das 9:00 horas.
g) O apresentador deverá comparecer ao local de apresentação 20 minutos antes do início da Sessão;
h) Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento;
i) É obrigatório que o título do painel seja igual ao do trabalho submetido;
j) Durante a exposição haverá a avaliação dos trabalhos por profissionais da área;
k) No painel deve constar: título, nome dos autores, Departamento/instituição dos autores, cidade/Estado, dados da pesquisa e agência de fomento (quando for o caso);
l) Os dados do painel devem estar organizados de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas, e utilizar os recursos disponíveis para despertar o interesse do público (preferência a gráficos, fotos, tabelas, figuras e esquemas).




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